X

EM BREVE TODOS OS PRODUTOS DISPONÍVEIS EM NOSSO E-COMMERCE

Atendimento Emergencial
Prevenção de Acidentes
Licenciamento e Documentos Técnicos
Terceirizações Especializadas
Treinamentos
ambipar > estudo de análise de risco (ear)

Estudo de Análise de Risco (EAR)



Estudo quantitativo dos possíveis riscos que podem ocorrer em um empreendimento. É baseado em técnicas de identificação de perigos, estimativa de frequências, efeitos físicos, avaliação de vulnerabilidade e na estimativa do risco. O EAR é constituído pelas seguintes etapas:

- Caracterizações do empreendimento e do seu entorno;
- Identificação de perigos e consolidação das hipóteses acidentais;
- Estimativa dos efeitos físicos e avaliação de vulnerabilidade;
- Estimativa de frequências;
- Estimativa e avaliação de risco;
- Redução do risco.

O Estudo reflete a realidade do empreendimento no tocante às suas características locacionais, às condições operacionais e de manutenção e aos sistemas de proteção disponíveis.

Estudos de Análise de Riscos – EAR de acidentes em plantas industriais, com base na Norma Cetesb P4.261.


O Estudo de Análise de Riscos (EAR) é feito para instalações que possuem quantidade elevada de produtos e extrapolam a abrangência de um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). O estudo detalha os riscos envolvidos, produtos, procedimentos e atividades envolvidos na operação da empresa.
É de extrema importância que as empresas inseridas nos critérios possuam um EAR, para mapear todos os riscos e procedimentos do empreendimento. A elaboração desse estudo pode identificar falhas, interferir em layout e procedimentos.
Na norma da Cetesb P4.261, empreendimentos são classificados conforme a periculosidade. A partir disso, é possível entender se o empreendimento necessita de uma EAR ou PGR durante o processo de licenciamento ambiental. A grande diferença entre os dois é que o Estudo de Análise de Risco é sempre elaborado por profissionais especializados. Já o Programa de Gerenciamento de Risco pode ser feito por colaboradores da própria empresa.