Central de Emergência 0800 117 2020 0800 117 2020 | (11) 3526-3526 0800 117 2020 Vendas (11) 3526-3526 [email protected] Escolha seu país:

Quando consumimos um produto e sua vida útil termina, descartamos e nunca paramos para pensar na complexidade que existe em retornar esse resíduo à cadeia produtiva.

Equipe redação

Por Equipe de Redação
Publicado em 3 de fevereiro de 2021

A economia circular é uma importante ação para promover a sustentabilidade no mundo e reduzir as emissões de carbono na atmosfera. A própria Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) contempla a diminuição da geração de resíduos e ações sustentáveis para evitar a disposição em aterros. Uma delas é a logística reversa, mas você sabe o que é e como funciona? 

As indústrias fazem a fabricação dos produtos que são disponibilizados aos comércios para que você possa comprar e utilizar. Quando descartamos, ele passa a ser um resíduo. A logística reversa significa coletar esse material e levá-lo de volta ao gerador para ser valorizado. Isso pode ser feito de diversas formas, dependendo do segmento em que a empresa atua, e traz benefícios econômicos, ambientais e sociais. 

O passo a passo da logística reversa 

1. Consumo 

O consumidor tem a responsabilidade de fazer a disposição correta do produto, de modo que seja possível fazer a coleta e reinserção à cadeia produtiva. Normalmente, o fabricante disponibiliza informações sobre o devido descarte daquele produto na própria embalagem. Portanto, basta ler para saber como destinar o material.

2. Coleta 

O distribuidor ou comerciante devem enviar o produto ou embalagem para o fabricante. Isso pode ser feito através de pontos de coleta ou envio de materiais fora da validade ou especificação de volta às indústrias. 

3. Fabricante 

Quando o resíduo retorna ao fabricante ou importador, é preciso realizar a disposição final ambientalmente correta. A empresa pode definir se irá reciclar ou reutilizar o produto de alguma outra forma. O fato é que os materiais precisam ser descartados corretamente ou valorizados, para que retornem à cadeia produtiva como matéria-prima ou novo produto. 

4. Reintrodução do resíduo na cadeia produtiva 

A partir do momento em que os resíduos são reinseridos na cadeia produtiva, precisam ser comercializados novamente. Portanto, ao se tornarem novos produtos, voltam às prateleiras dos comerciantes ou distribuidores para serem vendidos. 

Os benefícios da logística reversa: 

As empresas que realizam a logística reversa possuem vários benefícios ambientais e promovem a economia circular, diminuindo a geração de resíduos e o envio para aterros sanitários. Para explicar detalhadamente, separamos X benefícios da logística reversa: 

1. Destinação ambientalmente correta 

A Política Nacional de Resíduos Sólidos determina que as empresas devem realizar a destinação ambientalmente correta dos resíduos, visando a promoção da economia circular e a diminuição da geração de resíduos. A partir da logística reversa, as companhias incentivam o reuso, reciclagem ou disposição final adequada dos resíduos. Isso contribui não só para atender à legislação, mas com o índice ambiental do ESG (Environment, Social, Governance, na sigla em inglês). 

2. Aumentar a vida útil de aterros sanitários 

Ao reduzir a quantidade de resíduos gerados ou realizar a logística reversa para valorizá-los e reintroduzi-los na cadeia produtiva, é possível aumentar a vida útil dos aterros sanitários, já que a prática permite reduzir a quantidade de resíduos dispostos nesses locais. O grande objetivo é fazer com que o material descartado, retorne ao fabricante para ser valorizado e vendido como um novo produto no mercado. 

3. Aumentar a eficiência dos recursos naturais 

Os recursos naturais, muitas vezes, são finitos, ou seja, se esgotam. Por isso, é preciso pensar em novas formas de produção, mais sustentáveis, que reduzam a extração de recursos naturais da natureza e possam ser reutilizados várias vezes, até que seja impossível o retorno à cadeia produtiva. A logística reversa é uma grande aliada, já que o produto descartado retorna ao fabricante, é segregado e reciclado. 

4. Espaço para gerar novos negócios 

A logística reversa permite a geração de novos negócios, já que os produtos originais são de materiais que podem ser reciclados. A economia circular promove a logística e manufatura reversa, com isso há ganhos sociais, ambientais e econômicos, a partir da geração de emprego e renda, além da preservação ambiental. 

5. Responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos 

A responsabilidade pela gestão de resíduos é compartilhada. O setor público disponibiliza as instalações dos pontos de entrega voluntária. O setor privado tem a obrigação de instalar os coletores, realizar a retirada e realizar a devida destinação final dos materiais. A sociedade tem a responsabilidade de entregar os produtos a serem descartados nos pontos de coleta apropriados. 

6. Atendimento à legislação 

O estado de São Paulo, através do órgão fiscalizador Cetesb, exige que as empresas fabricantes de produtos constantes nos acordos setoriais de logística reversa, realizem o serviço, atendendo às porcentagens e metas acordadas. As companhias que não estabelecem um programa, como definido por lei, não conseguem a renovação da licença de operação. 

Como aplicar a logística reversa? 

Após apresentar os benefícios de praticar a logística reversa, é preciso entender como aplica-la ao seu negócio. Na verdade, esse tipo de implantação exige um estudo personalizado, pois é preciso avaliar quais são os produtos da empresa, como funciona a comercialização e entender qual a melhor forma de aplicar a logística reversa. 

É necessário definir como serão os pontos de coleta, em quais locais serão disponibilizados, de que forma esses resíduos vão ser transportados até à empresa e entender a melhor forma de disposição final para cada tipo de material. 

A Ambipar é líder em gestão ambiental e oferece serviços de logística e manufatura reversa, definindo programas específicos para sua companhia, de acordo com as necessidades e garantia de 100% de rastreabilidade dos resíduos e proteção da marca do cliente.

  • Consulte um de nossos analistas para saber mais. 
Compartilhe
CALCULAR CO₂

Solicite sua proposta

Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.








    250