Popup Image
Central de Emergência 0800 117 2020 0800 117 2020 | (11) 3526-3526 0800 117 2020 Vendas (11) 3526-3526 [email protected] Escolha seu país:

Garantia da imparcialidade e na manutenção da confiança nos processos de certificação.

O Comitê de Imparcialidade em certificadoras acreditadas pelo INMETRO, como Organismo de Certificação de Produtos (OCP), desempenha um papel fundamental na garantia da imparcialidade e na manutenção da confiança nos processos de certificação.

O Comitê acompanha de perto as atividades da certificadora acreditada, verificando a conformidade com os requisitos estabelecidos pelo INMETRO e outras normas relevantes. Isso envolve revisar relatórios, procedimentos e resultados dos processos de certificação.

O Comitê identifica e gerencia possíveis conflitos de interesse que possam afetar a imparcialidade dos processos de certificação. Isso inclui avaliar situações em que a certificadora possa ter interesses financeiros ou comerciais que possam comprometer sua imparcialidade e tomar medidas para evitar tais conflitos.

O Comitê assegura que as decisões relacionadas à certificação sejam baseadas em critérios técnicos e objetivos, independentes de influências externas ou interesses comerciais. Ele revisa os processos de avaliação, os resultados dos ensaios e inspeções, bem como quaisquer dúvidas ou contestações apresentadas pelas partes envolvidas.

O Comitê atualiza e revisa regularmente as políticas e diretrizes da certificadora, garantindo que estejam em conformidade com as normas e requisitos estabelecidos pelo INMETRO e outras entidades reguladoras. Isso inclui a definição de critérios de avaliação, procedimentos operacionais e diretrizes para garantir a imparcialidade e a consistência nos processos de certificação.

O Comitê de Imparcialidade também desempenha um papel importante na identificação de oportunidades de melhoria nos processos de certificação. Ele pode sugerir mudanças nas políticas, procedimentos ou critérios para aprimorar a imparcialidade, a transparência e a efetividade da certificação.

Destaca-se uma a função do O Comitê de Imparcialidade de um OCP (Organismo de Certificação de Produtos) acreditado pelo INMETRO como instância de recurso para clientes certificados ou em processo de certificação, desempenhando a função de garantir a imparcialidade e a justiça nas decisões relacionadas à certificação.

O Comitê pode receber e analisar contestações ou reclamações apresentadas pelos clientes certificados ou em processo de certificação. Ele avalia as informações e evidências apresentadas pelas partes envolvidas e realiza uma revisão imparcial para chegar a uma decisão adequada.

 Quando um cliente ou uma parte interessada discorda de uma decisão tomada pelo OCP em relação à certificação, pode recorrer ao Comitê de Imparcialidade. O Comitê revisa os argumentos apresentados, analisa as evidências e toma uma decisão imparcial sobre o recurso, podendo confirmar, modificar ou reverter a decisão original do OCP.

O Comitê de Imparcialidade assegura que todas as partes envolvidas no processo de certificação sejam tratadas de maneira imparcial e equitativa. Ele avalia se o OCP seguiu os procedimentos adequados, utilizou critérios justos e aplicou as normas de certificação de forma imparcial.

A Ambipar Certification possui um Comitê de Imparcialidade, Conforme a Instrução Administrativa – IA-CERT-003, que estabelece os mecanismos e dispositivos para garantir a imparcialidade dos serviços executados e gerenciados pela AMBIPAR CERTIFICATION.

A AMBIPAR CERTIFICATION identifica os riscos à imparcialidade de forma contínua, incluindo os riscos que surgem de suas atividades. A alta direção da AMBIPAR CERTIFICATION tem compromisso com a imparcialidade. Todo o pessoal, independentemente da hierarquia ou função, assina o Termo de Confidencialidade e Imparcialidade.

Comitê de imparcialidade da Ambipar Certification é formado de modo a assegurar uma representação equilibrada das partes significativamente interessadas, de modo que nenhum interesse único predomine. As partes interessadas para a constituição do comitê de imparcialidade incluem Clientes AMBIPAR CERTIFICATION, clientes de empresas certificadas pela AMBIPAR CERTIFICATION, fabricantes, fornecedores, e usuários de produtos certificados; Especialista em Avaliação da Conformidade; Representantes de associações do setor comercial e industrial; Representantes de órgãos reguladores governamentais e de outros serviços governamentais; e Representantes de organizações não governamentais.

Recentemente, houve a adesão de novo membro ao Comitê. Trata-se de Gabriela Otero Sartini Gerente de Resíduos e Circularidade do Pacto Global da ONU no Brasil.

Essa é uma importante participação que garante a visão qualificada de nossas ações diante dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, e ressalta o quanto queremos nos aproximar de metas globais.

Compartilhe
CALCULAR CO₂

Solicite sua proposta

Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.








    250