Central de Emergência 0800 117 2020 0800 117 2020 | (11) 3526-3526 0800 117 2020 Vendas (11) 3526-3526 [email protected] Escolha seu país:

O que significa ESG na prática? Como aplicar os critérios de ESG no segmento industrial?

Equipe redação

Por Equipe de Redação
Publicado em 17 de junho de 2021

Cada vez mais importante para o sucesso do novo capitalismo, a adoção de medidas ESG  – Environmental, Social and Governance (em português, Ambiental, Social e de Governança) está ligada à sustentabilidade e também à boa reputação das empresas perante diversos públicos.

O que significa ESG na prática? Como aplicar os critérios de ESG no segmento industrial? Primeiramente, são conceitos que exigem uma mudança cultural dos empresários e demandam capacitação das equipes, além de interferirem também nas relações com toda a cadeia de valor.

Com certeza é um desafio, mas não precisa ser encarado como algo inalcançável. Na verdade, são práticas que têm grande relação com a capacidade de inovar e que podem trazer inúmeros benefícios para a indústria, inclusive do ponto de vista econômico.

A aplicação de critérios de sustentabilidade demanda investimento, é claro, mas tem se provado capaz de oferecer retornos na melhoria de diversos indicadores, inclusive de desempenho financeiro. Neste artigo, a Ambipar explica os conceitos ligados a ESG para aplicar no seu negócio.

O que é Responsabilidade Ambiental?

No critério E (Environmental ou Ambiental), a preocupação diz respeito a mitigar o impacto das operações de uma indústria no meio ambiente, o que inclui otimização do uso de recursos naturais ou reparação de danos. O desafio neste quesito, no caso de operações industriais, é justamente desvincular suas práticas da ideia de devastação e poluição.

Uma das alternativas é revisar processos visando, por exemplo, a maior economia de água ou energia. É uma forma de reduzir o consumo de recursos naturais ou emissão de poluentes, proporcionando ainda uma vantagem econômica.

A gestão de resíduos é outro assunto que merece atenção redobrada, não apenas para a destinação adequada do material que for considerado lixo, evitando poluição do solo e das águas, mas também para evitar o desperdício. Neste particular, a aplicação do conceito de economia circular pode trazer benefícios significativos, com a reintrodução dos resíduos na cadeia de produção da própria indústria ou de outras empresas.

Com base no estudo criterioso da operação, é possível identificar materiais que podem ser reaproveitados como matéria-prima ou mesmo reaproveitados para elaboração de novos produtos. Desta maneira, em vez de gerar lixo, a empresa pode acabar gerando receita e reduzir o impacto ambiental de sua produção.

Este trabalho pode ser realizado também com a colaboração de parceiros que tenham expertise no assunto. Pioneira em gerenciamento e valorização total de resíduos industriais, a Ambipar minimiza os impactos ambientais oferecendo soluções integradas com foco na política de aterro zero, seguindo os princípios da Economia Circular previstos na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O que é Responsabilidade Social?

No que diz respeito à responsabilidade social — o S do ESG — o que está em questão é de que forma a indústria impacta a sociedade na qual está inserida. Aqui, o alvo das ações é mais diretamente o indivíduo, desde os colaboradores da empresa, passando pelas comunidades próximas às instalações, até globalmente.

Para desenvolver políticas sociais relevantes é importante estar atento às demandas dos públicos para conciliar a atuação da empresa com práticas de valorização e amparo às pessoas. A lição de casa começa com o atendimento a todas as normas e leis de segurança sociais e trabalhistas para sua rede de colaboradores.

Isso inclui também atuar proativamente com relação à diversidade no quadro de funcionários, não apenas viabilizando contratações, mas proporcionando de fato um ambiente inclusivo para pessoas de diferentes grupos sociais — como mulheres, negros, pessoas com deficiências e LGBTQIA+.

Além disso, é importante oferecer treinamentos e capacitação não apenas diretamente relacionadas aos temas laborais, mas que possam também agregar conhecimentos para o bem-estar e os desafios da atualidade. Por exemplo, promover oficinas sobre nutrição saudável, saúde mental e atividades físicas, noções sobre aprendizado continuado e inovação, educação financeira, entre outros.

Outra alternativa de atuação é incentivar o engajamento em causas sociais, promovendo campanhas, doações e ações de voluntariado. Tudo isso realizado de forma integrada com as políticas da empresa, definição de metas e acompanhamento constante de indicadores capazes de mostrar para os envolvidos e para a sociedade o resultado dos esforços.

O que é Governança Corporativa?

Representada pela última letra da sigla ESG – o G do ESG –, a Governança Corporativa se refere à adoção de melhores práticas de gestão, prezando pela transparência, equidade entre os colaboradores, prestação de contas e responsabilidade, por meio do cumprimento de leis, políticas e códigos de conduta. Vale ressaltar que, para além de assegurar a viabilidade da empresa no longo prazo, os métodos de Governança tornaram-se fundamentais para avaliar os riscos e o retorno de um investimento.

A Governança Corporativa visa a estabelecer processos e fluxos de informação, possibilitando ampliar a estrutura organizacional conforme as operações se tornam mais complexas. Por isso, é importante definir uma hierarquia clara, para que cada profissional saiba a quem se reportar e quais são suas atribuições.

É fundamental também estabelecer métodos e procedimentos para acompanhamento de projetos e registro de atividades, para que as tomadas de decisões das lideranças sejam facilitadas.

A tecnologia digital pode ser de grande ajuda neste aspecto, com uso de softwares de gestão que consolidam e correlacionam informações de diversas áreas, que podem ser inseridas pelos próprios funcionários.

Os desafios são muitos, mas também há inúmeras oportunidades para abordá-los da maneira mais adequada a cada indústria. Especialista em gestão ambiental, a Ambipar está à disposição de empresas que operam diferentes setores para orientar e definir abordagens, princípios e metodologias para que empresas estejam plenamente aptas a atuar dentro de padrões ESG e, assim, tornarem-se cada vez mais atrativas para o mercado e investidores.

Conheça as nossas soluções e prepare sua empresa para os desafios de hoje e do futuro.

Para saber mais, entre em contato com um de nossos analistas.  

Compartilhe
CALCULAR CO₂

Solicite sua proposta

Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.








    250