Popup Image
Central de Emergência 0800 117 2020 0800 117 2020 | (11) 3526-3526 0800 117 2020 Vendas (11) 3526-3526 [email protected] Escolha seu país:

RECICLAGEM > Reciclelog

Promovendo a Reciclagem Responsável de Resíduos Eletroeletrônicos.

Reciclelog é o sistema de registro e controle da rastreabilidade na cadeia de reciclagem dos eletroeletrônicos, criado pela Ambipar.

Confira como asseguramos as evidências em cada etapa do processo:

  • 1. Coleta e Transporte Responsáveis: coletamos os eletrônicos descartados, registrando sua origem e quantidade por meio de documentos como a nota fiscal e/ou o MTR (Manifesto de Transporte de Resíduos). Veículos identificados e monitorados garantem o transporte seguro.
  • 2. Manufatura Reversa: todos os equipamentos (suas partes e peças) são descaracterizados e processados em nossas máquinas de alta tecnologia, para assegurar a melhor separação dos resíduos, buscando sempre o maior índice de reciclabilidade destes materiais.
  • 3. Destinação Final: após o processamento, os eletrônicos se tornarão então diferentes tipos de resíduos, tais como partes de ferro, alumínio, plásticos, vidro, dentre outros. Estes materiais são então encaminhados para recicladores especializados, que irão realizar a transformação destes resíduos em matéria prima para a indústria.

Ao enviar cada resíduo para o respectivo reciclador, a Ambipar emite uma nota fiscal e um novo MTR (agora de saída) que irão acompanhar a carga até o seu destino.

RECICLAGEM Reciclelog

Reciclelog

Documentação:

Após terem recebido e finalizado a reciclagem dos resíduos, estas empresas emitem para a Ambipar um documento intitulado Certificado de Destinação Final (CDF), este sim é o documento que assegura que os resíduos foram de fato destinados de modo ambientalmente adequado.

Por meio de um software próprio, a Ambipar realiza o controle de todas estas documentações para todos os seus clientes, assegurando de forma inequívoca que todos os eletrônicos foram de fato:

  • Descaracterizados;
  • Processados:
  • Reciclados, ou seja, que os resíduos resultantes deste processo foram efetivamente (e comprovadamente) reciclados por empresas homologadas e especializadas.
fluxo-rastreabilidade

Este é o nosso sistema de registro e controle da rastreabilidade da cadeia de reciclagem dos eletroeletrônicos, que chamamos de Reciclelog.

No caso da cadeia de reciclagem dos eletroeletrônicos, não tratamos de mercadorias, mas sim do controle da origem e destino de cada um dos resíduos gerados ao longo do processo.

E este controle é algo fundamental, pois sem as evidências de que cada resíduo foi de fato destinado de modo ambientalmente adequado, abrem-se diversos riscos para a empresa que contratou a destinação de seus eletrônicos inservíveis.

  • Venda de produtos usados sem o consentimento da marca: sem o controle e as evidências de uma efetiva destinação final dos resíduos, a empresa (geradora) pode estar sendo enganada e seus eletroeletrônicos podem estar sendo vendidos em mercados paralelos, ao invés de serem descaracterizados e enviados para a reciclagem de fato.
  • Possíveis ações sobre Crimes Ambientais: o artigo 27 da PNRS (lei 12.305/10) deixa claro que a “contratação de serviços de coleta, armazenamento, transporte, transbordo, tratamento ou destinação final de resíduos sólidos, ou de disposição final de rejeitos, não isenta as pessoas físicas ou jurídicas da responsabilidade por danos que vierem a ser provocados pelo gerenciamento inadequado dos respectivos resíduos ou rejeitos”. Logo, a empresa (geradora) precisa ter a certeza de que todos os resíduos foram de fato destinados da forma ambientalmente correta e em condições de trabalho segura para os trabalhadores.
  • Falta de credibilidade dos resultados da reciclagem: sem a evidência da reciclagem dos resíduos, os eletrônicos podem estar sendo revendidos ou destinados em terrenos baldios e, mesmo assim, sendo reportados nos relatórios ambientais como se tivessem sido reciclados. Logo, esta fraude vai ao poucos minando a credibilidade de todo o sistema de logística reversa nacional.
reciclelog

Benefícios tangíveis:

  • Proteção e Reputação da Marca: protegemos nossos clientes e suas marcas, pois com o selo Reciclelog, asseguramos que não há desvio de partes e peças dos produtos obsoletos para mercados clandestinos ou destinações ilegais;
  • Economia Circular: transformamos resíduos em recursos de forma rastreável, viabilizando a transição para a Economia Circular;
  • Legalidade e Transparência: nossos clientes tem a certeza de que atendem aos requisitos legais de forma confiável e transparente;
  • Preservação de Recursos: recuperamos materiais raros e estratégicos para a indústria, reduzindo a necessidade e o impacto da extração de matéria prima virgem.
  • Proteção Ambiental e Social: evitamos contaminação de solos, água e ar, minimizando riscos e danos ambientais. Ao passo que asseguramos mão de obra registrada, treinada e trabalhando em ambiente seguro.

Entre em contato com a Ambipar

Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.








    250

    CALCULAR CO₂

    Solicite sua proposta

    Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.








      250